Atenção!!!

Esse Blog Foi transferido para Outro lugar! Lá terá Uma Continuação... Bjs!

São Valentim?


No dia 12 de Junho se comemora "no Brasil" o dia de Dia de São Valentim, mais conhecido como O Dia dos Namorados.
É uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons.

A qui no Brasil é comemorado no dia 12 de Junho, mas tem paises que é comemorado no dia 14 de Fevereiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro.


Europa

O Dia de Valentim tambem tem suas tradições regionais no Reino Unido. Em Norfolk um personagem chamado ‘Jack’ Valetim bate na porta dos fundos das casas deixando doces e presentes para as crianças. Ainda que deixe presentinhos, muitas crianças se assustam com este místico personagem.

Em Gales muitas pessoas celebram Dydd Santes Dwynwen (Dia de São Dwynwen) em 25 de Janeiro ao invés dos Dia dos Namorados. Neste dia comemora-se São Dwynwen, o patrono dos amantes de Gales.

Na França, um país tradicionalmente católico, o dia dos namorados é conhecido simplesmente como “Saint Valentine” e é celebrado do mesmo modo que outros países ocidentais.

Na Dinamarca e Noruega o Dia dos Namoras (14 Fev) é conhecido como Valentinsdag. Não é comemorado a uma larga escala, mas algumas pessoas reservam um tempo para o romantismo com seus parceiros, ou enviam cartões para amores secretos. Na Suécia é chamado Alla hjärtans dag (“Dia de todos os corações) e foi lançado na década de 60 pelo interesse da indústria de floricultura, e devido a influências da cultura americana. Não é um feriado oficial, mas sua comemoração é reconhecida e vendas de cosméticos e flores para este feriado são somente superados pelo Dia das Mães.

Na Finlândia, o Dia dos Namorados é chamado Ystävänpäivä que significa “Dia do Amigo”. Como o nome diz, este dia é mais ligado a lembrança dos amigos que dos seus amores.

Na Eslovênia, um provérbio diz que “São Valentim traz as chaves das raízes”, assim em 14 de Fevereiro, plantas e flores começam a crescer. O Dia dos Namorados tem sido comemorado como o dia quando os primeiros trabalhos nas vinhas e nos campos. É também dito que os pássaros fazem o pedido de casamento ou casam neste dia. Mas, só recentemente tem sido celebrado como o dia do amor. O dia do amor é tradicionalmente 12 de Março, no dia de São Gregório. Um outro provérbio diz "Valentin - prvi spomladin" ("Valentim — primeiro santo da primavera"), enquanto em alguns lugares (especialmente em White Carniola) São Valetim marca o início da primavera.

Na Romênia, o feriado tradicional para os amantes é o Dragobete, que é celebrado em 24 de Fevereiro. É chamado segundo o personagem do folklore romaniano que é reconhecido como Baba Dochia. Parte de seu nome é a palavra drag ("querido"), que pode ser encontrado na palavra dragoste ("amor"). Mais recentemente, a Romênia começou a comemorar o Dia dos Namorados, embora ainda comemorem o Dragobete como feriado nacional. Este tem trazido uma barreira para muitos grupos, pessoas e instituições mas também organizações nacionalistas como Noua Dreaptǎ, que condenam o Dia dos Namorados como sendo superficial, comercialista e importado.

As Américas

Na Colombia, o Día del amor y la amistad (lit. "Dia do Amor e Amizade") é comemorado na terceira Sexta e Sábado em Setembro, por causa de assuntos comerciais. Neste país a tradição do Amigo Secreto é muito popular, que consiste na escolha por acaso de cada participante em um recipiente que é dado um presente anônimo.

No Méximo, o Día del amor y la amistad é comemorado similarmente à Colômbia, mas em 14 de Fevereiro.

Ásia

Graças a um concentrado esforço de marketing, o Dia dos Namorados apareceu no Japão e Coréia como um dia onde as mulheres, dão doces, chocolates e flores. Tem-se tornado uma obrigação para muitas mulheres dar chocolates para todos os seus amigos de trabalho homens. No Japão isto e conhecido como giri-choko das palavras giri ("obrigação") e choko, ("chocolate"). Isto contrasta com honmei-choko; o chocolate é dado para uma pessoa amada. Amigos, especialmente garotas, podem trocas chocolates, fato é chamado, tomo-choko; de tomo significando "amigo".

Por motivo de um mais prolongado esforço de marketing, um dia chamado Dia Branco apareceu. Em 14 de Março, onde os homens devem retornar o favor para aquelas que deram chocolates no Dia dos Namorados. Originalmente, dar presentes significava chocolates brancos ou marshmallows; daí o nome “Dia Branco”. Entretanto, lingerie e jóias tem-se tornado um presente comum.

Na Coréia do Sul, existe o Dia de Pepero, comemorado em 11 de Novembro, quando jovens casais dão um ao outro presentes românticos. Existe um dia adicional para pessoas solteiras, o Dia Negro, comemorado em 14 de Abril.

Na cultura chinesa, existe um equivalente ao Dia dos Namorados, chamado “A Noite dos Sete”; de acordo com a lenda do Vaqueiro e a Fiadeira nos Céus no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. Uma versão um pouco diferente deste dia é comemorado no Japão comoTanabata , em 7 de Julho no calendário solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem tá aí????

Postagens populares